Um caminho de transformações e foco no futuro

Ser uma pessoa melhor a cada dia vai além de uma jornada construída no esporte. Para Tiago Camilo, evoluir e pensar no reflexo de suas ações faz parte de sua filosofia de vida. Essa visão é resultado de sua trajetória nos tatames e o crescimento pessoal que veio com ela.

“Tudo o que fiz, eu fiz com amor. Foram muito anos de dedicação ao esporte. Renunciei muitas coisas, mas sempre com amor, porque meu objetivo era maior.”

E toda essa renúncia deu certo desde seu início aos 5 anos de idade na Associação de Judô de Bastos, uma trajetória de muita luta, dedicação e comprometimento com seus sonhos. Aos 14 se mudou para São Paulo para morar num alojamento para atletas, o "Projeto Futuro", e lá conquistou seus primeiros títulos mundiais e sua primeira medalha olímpica: prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000.

Se mudou para São Caetano do Sul em 2001 onde defendeu a cidade até 2006, quando se mudou para Porto Alegre para defender a Sogipa. No Clube atingiu o seu ápice como atleta, se tornou campeão Mundial, foi considerado o melhor atleta de judô do mundo e conquistou sua segunda medalha olímpica: bronze nos Jogos de Pequim em 2008. Nesse ano retornou para São Paulo para defender o Esporte Clube Pinheiros, onde ficou até o final de sua carreira competitiva.
Considerado um dos atletas mais técnicos do Mundo, Tiago coleciona também em sua brilhante carreira, 3 títulos dos Jogos Pan-americanos (2007/2011/2015), 3 títulos mundiais (juvenil, júnior e sênior), 2 medalhas em campeonatos mundiais por equipes (bronze 2005 e prata 2011) e mais de 30 medalhas em Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo.

Um atleta que marcou uma geração.

Tiago Camilo dando golpe em judoca nas olimpíadas do Rio em 2016
2016

Tiago atuando nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016. Caiu na segunda luta contra atleta do Azerbaijão e dá adeus às participações olímpicas. Tiago representou o Brasil por 19 anos e deixa um legado para o esporte.

2015

Tri-campeão dos Jogos Pan-americanos.

2012

Jogos de Londres. Tiago ficou muito próximo de fazer história, se tornaria o primeiro atleta masculino a conquistar 3 medalhas olímpicas em 3 categorias diferentes.

Tiago Camilo segurando medalha de ouro nos jogos de Guadalajara
2011

Tiago conquista Bi-campeonato em Guadalajara, Mexico. Competição foi ganha com todas as lutas por ippon, golpe perfeito do judô.

Tiago Camilo com turma de atletas no mundial de equipes
2011

Campeonato Mundial por Equipes disputado em Paris. Equipe quase conquista a medalha de ouro na competição, Tiago foi o representante na categoria dos médios, até 90kg.

Tiago Camilo mordendo medalha olímpica de bronze
2008

Nos Jogos Olímpicos em Pequim 2008, Tiago conquista sua segunda medalha olímpica, dessa vez na categoria meio-médio, até 81kg.

Tiago Camilo beijando medalha no campeonato mundial do Rio em 2007
2007

Tiago fez história no Campeonato Mundial disputado em 2007 no Rio de Janeiro. Além de ganhar todas as 7 lutas por ippon, foi considerado o melhor atleta do Mundo.

Tiago Camilo nos jogos do Panamericano no Rio, segurando a bandeira do Brasil aberta
2007

Campeão dos Jogos Pan-americanos e Campeão Mundial ambos no Rio de Janeiro e eleito melhor judoca do Mundo.

Tiago Camilo de kimono azul dando golpe em judoca
2005

No Mundial do Egito, a equipe brasileira conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes. Tiago era o representante na categoria dos meio-médios.

Tiago Camilo recebendo medalha olímpica de prata nos jogos de Sydney
2000

Vice-campeão olímpico em Sydney.

Tiago Camilo jovem sentado com camisa amarela e bandeira do Brasil ao fundo
1998

Campeão Mundial Juvenil e Júnior.

Slider