TEA – Judô Inclusivo

  • 21 de julho de 2023

Judô: uma maneira única de ajudar crianças dentro do espectro autista a alcançar seus objetivos.

A Metodologia Tiago Camilo é um conjunto de técnicas e aprendizados que somei ao longo dos anos e que visa trazer a essência do judô, e transformar pessoas em cidadãos que colaborem para uma sociedade melhor. A natureza estruturada do Programa (Método de Aprendizado por Etapas), cria previsibilidade e segurança para as crianças autistas, trazendo experiências sociais valiosas.

No primeiro estágio, é ensinado os valores filosóficos e cognitivos, a mente entra em destaque. No segundo estágio, a prática entra em ação, com golpes, técnicas, interação e um despertar do senso coletivo. No terceiro estágio é onde ocorre a transformação para a fase cidadã, no qual o servir e a cidadania viram a base para um perfeito judoca.

A Metodologia é desenhada de forma circular para deixar claro que o ciclo não é finito, só quando aprendo e evoluo, é que realmente percebo sobre a necessidade do aprendizado contínuo.

O ato de educar se estabelece na maneira como o conhecimento é construído com o outro. Este que de forma particular, possui habilidades e competências específicas. Aprender denota desenvolvimento pessoal com olhar crítico e questionador diante das experiências, observações, estudos e raciocínio. Ao evidenciarmos as potencialidades, introduzimos ao processo de aprendizagem a participação ativa do indivíduo, o que se torna transformador no processo, pois, atuamos com quem ali habita de forma prazerosa, afetuosa e eficiente.

O Judô é uma arte marcial japonesa que se concentra no desenvolvimento físico, mental e emocional. Combina técnicas físicas com o treinamento mental, competências socioemocionais, disciplina e noções de respeito. A prática do Judô pode ajudar pessoas autistas a desenvolver coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Também incentiva a compreensão de causa e efeito e ajuda os indivíduos dentro do espectro autista à aprender a antecipar e reagir ao seu ambiente.

A modalidade também proporciona uma sensação de realização, à medida que aprendem novas técnicas e alcançam classificações mais altas, eles sentem muito orgulho de suas conquistas. Isso pode ajudar a melhorar sua auto-estima e confiança social, que são importantes para crianças dentro do espectro. Também ensina sobre a importância do autocontrole, a autodisciplina e o respeito pelos outros.

A filosofia do judô é baseada em princípios de prosperidade mútua e promoção de amizade, valores tão importantes nos dias atuais, ajudando os alunos a desenvolver suas habilidades sociais e a interagir com outras pessoas de maneira positiva. Com o judô, aprendem a estabelecer metas para si e principalmente, como trabalhar para alcançá-las.

Durante a nossa jornada, identificamos muitos pontos positivos do nosso Programa. São eles:

  • contato visual;
  • melhora da coordenação motora ampla e fina;
  • tempo de espera;
  • concentração;
  • hiperfoco;
  • diminuição de estereotipia;
  • diminuição da ecolalia;
  • diminuição de comportamento autolesivo e heterolesivo;
  • socialização;

Para os pais de crianças autistas, encontrar atividades das quais seus filhos possam desfrutar e se beneficiar pode ser um desafio. O judô oferece uma maneira única e divertida de ajudar essas crianças a superar seus desafios e alcançar seus objetivos.

Sabemos dos desafios pela frente mas queremos mais do que tudo, ser um local de portas abertas para todos, ensinando com amor e amizade. Acolher e ensinar, evoluir e transformar!

Compartilhe

“Só me arrependo daquilo que não fiz.”

Perigos da obesidade infantil

criança sentada no tatame da academia Tiago Camilo Judô

Reiho – Etiquetas de Judô

Tiago Camilo em pé com a faixa preta no tatame da Academia Tiago Camilo Judô

Judô na competição